Dia Mundial da Dança…

Neste Dia Mundial da Dança, não posso deixar de recordar com carinho, a minha grande paixão pela dança.
Desde criança, muito jovem mesmo, desejava ser bailarina.
Dançava sempre que podia com tamanho envolvimento e paixão que a minha mãe, apesar de embevecida, se recusava aceder ao meu desejo de entrar numa escola de dança.
Tinha pavor de que quisesse ser bailarina, embora se orgulhasse de me ver dançar nas festas dos colégios e a protagonizar as suas peças de dança, mesmo sem escola.
A minha triteza por não poder frequentar aulas de dança  e a insistência e persistência com que o pedia, independentemente da idade que avançava, levou-a a reconsiderar.
Já tinha 13 anos quando iniciei as minhas aulas. Era muito miúda fisicamente o que me facilitou uma iniciação ainda séria e com algumas expectativas, apesar de tão tardia.
Tive ainda o privilégio de praticar de forma intensiva e de, em pouco tempo frequentar em simultâneo as aulas particulares e as aulas da Gulbenkien…
… foram ainda alguns anos de intenso trabalho, luta, descoberta, envolvimento que abandonei por razões de saúde.
 
Conheci assim, um pouco deste grande mundo… maravilhoso, profundamente envolvente , mas também incrivelmente exigente e duro.
 
Acredito ainda hoje que a dança, o ballet, foram disciplinas das mais importantes da minha vida que ainda hoje vibram em mim e me apaixonam e catapultam para lugares que difícilmente descrevo.
 
Apaixona-me a linguagem da alma através do corpo.  Apaixona-me a possibilidade de extravasamento das emoções e da própria vida…a forma de expressão máxima do nosso envólucro quando se assume livre, puro, despreconceituoso.
 
Neste dia especial, também, uma homenagem à Clara Andermatt que, para além de grande amiga, concretiza esse sonho de perto… um sonho que vi crescer e sucessivamente concretizar.
 
Dá prazer sentir  essa realização… a expressão da emoção na coreografia dos gestos e da própria expressão… análise profunda da vida…no que possa ter de mais íntimo!…
 
Feliz, um “viva à dança”, aos coreógrafos, bailarinos, à música, ao ritmos e aos silencios.
Com todos eles entrelaçados aprendi-me mais fundo!
 
 
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Dia Mundial da Dança…

  1. Querida amiga

    Sempre que dirigimos
    os nossos pensamentos,
    ao que acorda sentimentos bons
    em outras vidas,
    cada palavra escrita
    é uma espécie de oração.

    Que teu coração seja o céu
    onde as palavras possa voar
    buscando a esperança.

Deixe uma Resposta

