Mais uma perda…

Foi um choque para mim a notícia da morte de Bernardo… uma perda que me faz relembrar, de forma ainda mais acentuada que o tempo passa e com ele deixamos para trás amigos de quem perdemos o contacto, seja pela distância do espaço e do tempo ocupado na própria vida, seja por desencontros, ou papelinhos de telefones renovados que simplesmente desaparecem. Mas o sentimento e a lembrança mantêm-se mesmo que não o saibam. Permanece a ternura e a saudade.
Por isso, nestes momentos, Ró, se me lesses, gostaria mais do que nunca de te abraçar… perceberias que permaneces no meu coração… apesar de tanto tempo… e que hoje, mais do que nunca, esse abraço seria bem forte, longo e apertado, pela perda do Bernardo.
Não tenho mais palavras.
Por ele, uma admiração imensa… que  permanecerá sempre.
Isabel
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

9 respostas a Mais uma perda…

  1. Vicente diz:

    Conhecia então a família? Neste caso é sempre muito bom fazer-se chegar o amparo e carinho. De repente toda a gente repete à saciedade os mesmos elogios, as mesmas palavras e pensamentos.
    Pelo que dele escrevem os mais íntimos, deveria ser a coisa que ele mais detestaria, ver a sua dolorosa morte ser banalmente comentada ad nauseam no facebook.
    Será que em vida terão sempre aproveitado para lhe dizer o que é bom ouvir-se, ou uma palavra certa no momento certo.
    Depois de mortos todos são heróis!

    • … conheço apenas a Ró, a irmã mais velha, creio… porque passaram tantos anos que, do Bernardo conheço-o apenas como músico. Saí há muitos anos de Lisboa e perdi o contacto com a Rosário, com grande pena minha, porque era uma amiga de quem gostava muito e que desejaria agora aconchegar, sem grandes palavras, mas com o imenso carinho que mantenho por ela apesar das distâncias de tempoe de espaço. Mas, tentarei arranjar forma de colmatar esta lacuna, este hiato no tempo e, sem muitas palavras (são tão dispensáveis nestas alturas!…)dar-lhe o abraço adiado de há tanto tempo. Sou muito fiel às minhas recordações, sentimentos e amizades. Pode passar o tempo, mas elas não passam.
      Um beijinho, Manuel
      Sempre,
      Isabel

  2. Maria diz:

    Isabel:
    Só conhecia o Bernardo como músico. Agora, depois de ler tudo o que escrevem sobre ele, fico mais triste ainda. Já me sentia chocada, com a morte dele, tão novo, com filhas e mulher, provavelmente, com pais. Agora, ao ver o que dele dizem os amigos, fico mais triste ainda. Não foi só um pianista de mérito que perdemos. Foi um homem bom.
    Não sei que mais lhe diga, minha querida.
    Um abraço muito grande e sentido da
    Maria

    • Também eu só conhecia o Bernardo como músico, como pianista… mas era amiga de uma das irmãs… que já não vejo há muito tempo. Pena estes hiatos no tempo que nos separam das pessoas nos moemntos bons, parecendo que só nos lembramos delas nos mais tristes… o que não é verdade.
      Mas o Bernardo é mesmo uma grande perda. Para todos nós.
      Obrigada, Maria
      Isabel

  3. Também em mim deixou uma imensa tristeza, esta morte tão estupidamente prematura…
    As palavras fogem-me nestas situações… parecem-me sempre excessivas, inadequadas…
    Grande e sentido abraço, Isabel.

  4. Marta R diz:

    Isabel:
    As perdas que vamos acumulando e a permanência no nosso coração dos que deixamos de ver é algo que dói, mas que nos vai maturando por dentro. Obriga-nos a crescer e a incorporar luz e sombra e vai entristecendo e embaciando o nosso sorriso de forma, queiramos ou não, permanente.
    Mesmo quando se retoma a vida na manhã seguinte…
    Desejo (acredito? tenho fé?) sempre que os que deixo de ver estejam rodeados de luz.
    Um abraço que tardou mas que foi sentido.
    Marta M

  5. Querida amiga

    Em um mundo tão carente
    de pessoas que falem de amor,
    cada perda,
    leva também
    um pedaço de nós.

Deixe uma Resposta

