Mãe…

Sei que foi ontem o dia… e que é comum dizermos, tal como o “Natal deve ser todos os dias”, o dia da Mãe também pode e dever ser mais do que um dia… Todos? Todos os dias.
 
… mas afinal de que servem os marcos, as datas, senão para lembrar algo que, tão importante e com tanto significado, todos queremos celebrar, lembrar, todos sentimos ser tão importante nas nossas vidas, mas que quase todos acabamos por esquecer um pouco nesta correria dos dias?
 
O que pergunto é se de facto esquecemos. Creio que não. Apenas não manifestamos com ênfase de festa o que sentimos. Não enfeitamos e engalanamos os significados profundos que têm para nós, dias ou pessoas de referência, marcos… não pormenorizamos, talvez, o significado e a importância das emoções e dos sentidos que transportamos em nós!… o que sentimos!!!
 
…No caso de “ser mãe”, seja a nossa, sejamos nós, seja a dos entes que nos são mais queridos, todos temos uma… mesmo que já tenha partido, será sempre a nossa mãe…
… e existem ainda todas as mães do mundo… essas tantas que reconhecemos empáticamente e onde nos reconhecemos em tanto, também!…
 
Por tudo isto, que me importa a mim que se celebre mais este dia de todos os dias?
Não. Não me importa que se faça dele especial, devendo sê-lo todos os dias…
 
…e neste caso que se aproveite para se pegar ao colo dos sentidos essa mãe que todos temos, mais todo o seu significado e sentido…
 
Hoje, sabendo que não é tarde, engalanando de fantasias e flores, de laços e sabores, de música e de festa, de realidades incríveis  amenizadas ou empoladas de prazeres ou dores fortuitas,  prolongo este momento e sentido de  toda uma vida…
 
Agradeço à minha mãe, à mãe do meu marido e aos meus filhos, este sentimento imenso… esta experiência incrível de ser filha e de ser mãe…
… e agradeço a todas as mães amigas e mais às mães dos meus amigos e àquelas com que trabalho todos os dias e a  quem dedico parte da minha vida… precisamente pela empatia e pela certeza de que a partilha, nos faz crescer a todas, todos os dias!!!
Obrigada. Obrigada a todas as Mães!!!
Isabel
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

4 respostas a Mãe…

  1. Maria da Graça Assis diz:

    ser mãe e um estado de graça permanente uma alegria constante para mim de todos os sentimentos o de ser mãe e único eu pessoalmente agradeço todos os dias ter sido tocada por tão doce sentimento por tudo isto identifico me com o texto

  2. Vicente diz:

    Querida Isabel,
    Muito bonito texto e sem pretensões falando normalmente sobre o papel das Mães na nossa vida, passada e presente para quem ainda as tem.
    É bem certo que há uma relação umbilical entre uma Mãe e os seus filhos.
    Injusto, porém, esta devoção justa mas às vezes mecânica pelas Mães. E os Pais?
    Tema para outra conversa! Sou Pai de 6 filhos e tenho também direito ao meu lugar ao Sol…:-)
    bjs

    • Que bom tê-lo por aqui…
      … e quanto à injustiça de que fala, Manuel… e o dia do Pai? Esqueceu?
      Que seria das mães, sem os pais? e dos filhos, sem os pais? Ambos são imprescindíveis, cada um à sua maneira.. e precisamente por serem diferentes, graças a Deus, permitem às crianças poderem aprender mais e diferente.
      Que maçada seria serem pais e mães iguais…
      Mas tem razão quando fala nessa relação umbilical…mas não acredito que, de certa forma e de maneira diferente para com cada um dos seus 6 filhos, não mantenha um relação tão especial quanto aquela a que quase miticamente falamos de umbilical para com as mães… ou das mães!… Isso não é obrigatoriamente assim, Manuel. Não acha???
      E o seu Neto?
      Beijo grande,
      Isabel

Deixe uma Resposta

