Helena Sacadura Cabral… “Fio de Prumo”

Sinto uma enorme admiração por Helena Sacadura Cabral… admiração que cresce na medida em que vou procurando conhecer mais e mais profundamente sobre a pessoa que tem sido, a pessoa que é.
Hoje, apesar do tempo que já passou, mas pela dor que não passa… a minha  respeitosa solidariedade, como mulher, como mãe, como pessoa…
… a vida continua, sim… 
São preciosos os exemplos de dignidade  e força.
Deixo aqui as palavras que Helena Sacadura Cabral escreveu no seu blog (que não conhecia) e que me tocaram profundamente.
Para ela… um abraço.
 
“Na segunda-feira, ao final do dia, Helena Sacadura Cabral voltou a escrever sobre o filho Miguel Portas no seu blogue Fio de Prumo, uma mensagem a que deu o título «A vida continua…».

Com uma imagem com a mensagem «Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas», a mãe do eurodeputado falecido há uma semana lembra que «os filhos são um empréstimo de Deus».

De seguida, desabafa: «Depois da missa de ontem o meu coração serenou. Fiz tudo quanto o Miguel pediu antes de morrer. Acabei como devia, entregando-o nas mãos de quem mo emprestou. Amanhã ele faria 54 anos.
Hoje recomecei, mansinho, a trabalhar. Como ele desejaria. Mais uma vez em sua homenagem. Aquela que só uma mãe pode dar.
Porque a vida continua e, felizmente, ainda tenho vivos de quem me ocupar

 
São Paulo, Carta aos Coríntios:
 «O amor é paciente, é benevolente; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se envaidece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor; mas, destes três, o maior é o amor.»
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

21 respostas a Helena Sacadura Cabral… “Fio de Prumo”

  1. Fico sem palavras… ou com muito poucas que valham a pena…
    Abraço grande, Isabel!

  2. Maria diz:

    Já comentei no “Fio de Prumo”.
    Resta-me agradecer-vos e enviar mais um abraço grande à minha querida Helena.
    Maria

  3. Maria Carolina Ramos de Mira Morais diz:

    Já escrevi uma mensagem(que até saíu com “gralhas” -odeio máquinas-)no fio de prumo.
    Aqui fica,de novo, o meu abraço,a minha admiração e a minha solidariedade.

  4. É difícil a uma mãe sobreviver a um filho. Mas a coragem e a força que demonstra são dignas de uma verdadeira cristã. O meu abraço de solidariedade e de profunda admiração.

  5. armando santos diz:

    Mas que frase tão real:”Entregando-o nas maõs de quem mo emprestou” Sou um grande admirador da senhora.O valor das coisas não está no tempo que elas duram,mas na intensidade que elas acontecem.Por isso existem momentos inesqueciveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Um bem haja para a senhora!

    • Armando, desculpe mas provavelmente aqui está a referir-se e a dirigir-se à Helena Sacadura Cabral que também eu admiro profundamente. Se quiser dirigir-lhe as suas palavras, tem um link no meu post que permite aceder directamene ao dela e onde pode deixar o seu comentário. Este blog, onde procurei dar a conhecer a possibilidade de a acompanharmos mais de perto é apenas o blog de alguém que a admira e respeita e por isso a quis homenagear num momento particular como este.
      De qualquer forma, obrigada.
      Boa semana par si também.
      Isabel

  6. Mariana Victória Xavier Estrada Fontes Santos Pinto diz:

    Gosto imenso de a ouvir e de A Ler. Tenho uma doença oncológica desde 2004, e a sua companhia tem-me feito bem. Também sou uma pessoa de fé e, como a Helena, sinto que a vida realmente nos foi emprestada por Deus e temos que a viver até ao fim com dignidade e alguma sabedoria. No meu percurso tenho conseguido não me revoltar e encaro tudo o que me tem acontecido, como um previlégio que me permite aperfeiçoar-me como pessoa.
    Admiro-a há muito tempo mas agora mais do que nunca. Não há palavras para lhe transmitir o que senti ao ler o que escreveu.
    Um abraço amigo da
    Mariana

    • Cara Mariana.. desculpe mas provavelmente aqui está a referir-se e a dirigir-se à Helena Sacadura Cabral que também eu admiro profundamente. Se quiser dirigir-lhe as suas palavras, tem um link no meu post que permite aceder directamene ao dela e onde pode deixar o seu comentário. Este blog, onde procurei dar a conhecer a possibilidade de a acompanharmos mais de perto é apenas o blog de alguém que a admira e respeita e por isso a quis homenagear num momento particular como este.
      De qualquer forma, obrigada.
      Obrigada também pela forma como partilha o seu caminho e pelo exemplo de não revolta, por vezes tão difícil. Muitos de nós esmorecemos face a problemas mais simples que poderiamos procurar contornar. Com partilhas como a sua, provavelmente alguns de nós reflectiremos na importância de os aprendermos a contornar. Agradeço a sua coragem aqui partilhada e a força que as suas palavras podem dar a muitos de nós.
      Boa semana par si. E continuação dessa coragem exemplar. Força!
      Obrigada,
      Isabel

  7. Madalena Rosa Severino diz:

    O meu maior respeito e ternura a uma Mulher que muito admiro.Que Deus traga serenidade ao seu coração.Um grande abraço de Luz.

  8. Mónica Maia diz:

    Helena simplesmente uma grande Mulher

  9. Noémia de Sousa Marques diz:

    Também perdi um filho. Mais novo, tinha apenas 21 anos. Um dia encontrei uma colega dele, de faculdade, que me disse: “Que sorte que a senhora teve em ter tido aquele filho!”.
    Passaram 11 anos. Quando estou mais triste lembro-me desta frase.
    E é essa frase que gostaria de deixar à Helena Sacudura Cabral: “Que sorte que a senhora teve em ter tido aquele filho!”.

  10. maria jose freitas diz:

    Tenho uma admiracao imensa por HELENA SACADURA CABRAL….deu uma grande liçao a todas as Maes que temem perder os filhos Sigo lhe a brilhante carreira como Mulher ….. Meus Pais perderam um filho quando eu tinha dois anos….meu querido PAI escreveu >A morte nao nos separou apenas ateou uma chama de amor que arde em nossos coraçoes »bj

  11. Maria Etelvina Martins Arsénio diz:

    Tenho uma sua uma grande admiração e respeito pela Mulher, Mãe e grande senhora digna de exemplo para nós Mulheres…obrigada pela grande lição de vida que nos deu, quando da grande perda de seu filho…Obrigada…..Bjs

  12. HBC diz:

    Não conheço pessoalmente HSC. Distanciada de uma proximidade que nos conduz a um juízo mais emocionado, foi com prazer que comecei a ler o blog “O fio de Prumo”, Se pudesse definir HSC, ,diria que é “Magnífica”, isto é, uma Portuguesa muito inteligente, escrevendo com muito humor sobre todos os assuntos com muita sinceridade, honestidade e conhecimento.. A forma como se expõe e fala dos afectos, quer sejam pessoais quer sejam de outras pessoas é sempre com profundidade e muita dignidade. É um Serviço Público que não tem preço. É um privilégio ser contemporânea .de HSC , Termino citando.” (…) pois nós próprios nos tornamos em estrelas quando arriscamos perpetuar a Tua luz multiplicada,”

  13. Maria Rodrigues diz:

    Conheço – a Helena Sacadura Cabral, através da sua escrita já há muito tempo.
    Conheço – também as suas entrevistas ( mas uma boa observadora – basta-lhe olhar para a sua cara e consegue ver o furacão que é Helena S.Cabral.
    Ela transborda coragem sensibilidade e sensualidade na sua atitude no seu riso contagiante e sobretudo muita – muita LUZ.
    Como sagitario que é – ela é forte humana envolvente e grandiosa ( daí que a sua simplicidade )
    a faça enaltecer perante aqueles que têm a capacidade de a mastigar…
    Adoraria ter um pouco dela – e beber na sua fonte ( que não se esgota…)
    Um abraço:Maria Ermelinda Rodrigues

Deixe uma Resposta

