Futilidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vou elogiar a futilidade,
por todos os risos
e ideias mundanas
que me ocorreram hoje
e me brotaram
como se fossem puras.
 
Só me sentirei feliz hoje,
a elogiar tudo o que se me depare de fútil
porque me agradaram os gestos, as cores,
a música ruidosa com que tento compassar
o meu corpo,
sem tentar entendê-lo.
 
Sentir-me-ei feliz a elogiar a futilidade,
mesmo que ela seja comer, dormir, passear,
nada fazer, nada guardar,
deixando enfim fluir
todas as ideias,
sem ideia nenhuma.
 
E rio-me de mim, de elogiar a futilidade
ou a vida mundana,
mesmo não sabendo para que serve
ou até quando dura
e que morre, no momento
em que o medo da morte me chega
e me pergunta o que sou e para onde vou.
 
Não!
Neste momento,
Deus me perdoe
não quero morrer!
Quero conhecer o paraíso
ou o inferno…
 
…mas, mais tarde,
depois de ter vivido tudo o que pude
ou me estava destinado,
de ter esbanjado sorrisos com vontade,
de ter amado centenas de pessoas,
objectos, situações,
 
de ter conhecido todas as sensações,
e me ter conquistado toda
de me ter entregue
consciente do que sei,
mesmo que
ter consciência de tudo seja ser fútil…
 
Depois,
depois das luzes, da música,
do atordoado de ter rido para toda a gente
e de não ter sobrado senão o meu rosto,
o zumbido nos ouvidos e o ritmo da música
nos pés doridos…
 
Depois, depois de já não ter para quem rir,
nem música para dançar,
cheiros, e tanto para sentir…
 voltar então ao meu encontro,
e dizer-me feliz que aprendi…
…que a futilidade, não existe.
.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Futilidade

  1. gostei bué do tema e da poesia!

Deixe uma Resposta

